Explosão causada por gás mata dois e fere três na Grande Recife

Uma explosão provocada por um vazamento de gás deixou dois mortos e três feridos de uma mesma família, no bairro de Primavera, em Camaragibe, no Grande Recife. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o caso ocorreu em três casas conjugadas, que desabaram após o acidente. Morreram uma idosa de 76 anos e um jovem de 20 anos de idade, ainda não identificados.

Dois feridos foram socorridos pelos bombeiros e o outro, pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Os feridos foram levados à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Caxangá, na Zona Oeste do Recife. 

Ficaram feridos um idoso de 75 anos e duas mulheres de 60 e 18 anos. O idoso foi transferido para o Hospital da Restauração (HR), onde encontra-se em estado grave, segundo a assessoria de imprensa da unidade de saúde, diz o G1.

Segundo o setor de assistência social da UPA da Caxangá, as mulheres sofreram escoriações leves, foram avaliadas por um ortopedista e passam bem.

Foram enviados sete carros de bombeiros para a ocorrência, que ocorreu na Rua Frei Serafim, na entrada de Camaragibe, próximo a um posto de combustíveis. O chamado foi recebido pela corporação às 5h35.

Das três casas onde ocorreu a explosão, duas ficavam no térreo e uma, no primeiro andar. A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) informou que enviou equipes ao local para desligar o fornecimento de energia elétrica na Rua Frei Serafim e outras próximas ao local da explosão.

O capitão do Corpo de Bombeiros Álvaro Aureliano, que esteve no local do acidente, afirmou que o botijão de gás foi retirado intacto dos escombros. Ele disse que a explosão foi provocada pelo vazamento do produto acumulado no ambiente. “Qualquer centelha pode ocasionar a explosão”, observou.

Diante da gravidade do caso, ele ressaltou que é necessário tomar medidas de precaução ao trocar o botijão de gás. “É preciso verificar o posicionamento e colocar mangueiras com validade com selo do Inmetro “, orientou.

O perito do Instituto de Criminalística de Pernambuco (IC) Vinicius Nogueira afirmou que a análise preliminar mostra que houve problema com o sistema de gás.

“Recolhemos a válvula, o fogão e dois botijões para podermos se havia vazamento para provocar o confinamento do gás no ambiente.”, declarou.

Defesa Civil

O secretário de Defesa Civil de Camaragibe, Roberto Ferraz, afirmou que dois imóveis foram totalmente destruídos na explosão e outro ficou danificado. “Vamos demolir a parte que restou para poder retirar os escombros”, disse.

Ele explicou que as vítimas estavam em um mesmo imóvel, onde funcionava um pequeno bar. “Eram três casas juntas. O acidente aconteceu na do meio e as outras tiveram impacto”, observou.

A Defesa Civil também vistoriou outros imóveis no entorno do local do acidente, mas não encontrou problemas. “Não vamos precisar remover ninguém dessas outras casas”, afirmou.

19/04/2019

(Visited 4 times, 1 visits today)