Cinco alimentos e bebidas que previnem e combatem o câncer de próstata

Os alimentos indicados para prevenir o desenvolvimento de tumores na próstata são sobretudo aqueles que são ricos em licopeno, como o tomate, e os ricos em fibras e antioxidantes, como frutas, legumes, sementes e nozes, que devem ser consumidos regularmente, revela o MSN.

O câncer de próstata afeta principalmente os homens com mais de 40 anos e indivíduos com uma herança genética da doença. O aparecimento deste tipo de tumor está ainda associado ao consumo de uma dieta rica em alimentos processados como fast food e charcutaria, como salsichas e chouriço, por exemplo.

Todavia, existem vários alimentos que prometem combater a doença:

1. Tomate: licopeno

O tomate é o alimento mais rico em licopeno, nutriente com o maior poder antioxidante para proteger as células da próstata contra alterações malignas, como as multiplicações sem controle que ocorrem no crescimento do tumor. Além de prevenir o câncer, o licopeno também atua diminuindo o colesterol LDL (mau) e protege o organismo de doenças cardiovasculares.

A quantidade de licopeno que deve ser consumida para prevenir o tumor é de 35 mg por dia, o que equivale a 12 tomates ou 230 ml de extrato de tomate.

2. Nozes: selênio

O selênio é um mineral encontrado principalmente na noz e que ajuda a prevenir o câncer contribuindo para a iniquilação e reprodução das células cancerígenas.

3. Vegetais Crucíferos: sulforafano

Os vegetais crucíferos, como brócolis, couve-flor, repolho, couve de Bruxelas e couve são ricos nos nutrientes sulforafano e indole-3-carbinol, que tem efeito antioxidante e que estimulam a morte programada das células da próstata.

4. Chá verde: isoflavonas e polifenóis

As isoflavonas e os polifenóis têm uma ação antioxidante, antiproliferativo e que estimula a morte programada das células, conhecida como apoptose.

Além do chá verde, esses nutrientes também estão presentes na maior parte das frutas e dos vegetais, nos grãos de soja e no vinho tinto.

5. Peixes: ómega-3

O ómega-3 é um tipo de gordura boa que atua como anti-inflamatório e antioxidante, melhorando a saúde das células e prevenindo doenças como o câncer e problemas cardíacos. Este nutriente está presente em peixes de água salgada como o salmão, atum, truta e sardinha, além de também estar em sementes como a linhaça e chia.

20/04/2019

(Visited 6 times, 1 visits today)